Translate

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

8 dicas para realizar transações finaceiras online mais seguras

 Se você realiza transações financeira pela internet, utiliza o internet banking, realiza compras em lojas virtuais, sites de compras coletivas ou outros, fique atento!

Imagem: culturamix
Aproximadamente 22% das invasões de contas bancárias acontece por intermédio do internet banking. Além disso existem inúmeros casos de "clonagem" de cartões de créditos e etc. que ocorrem por descuido ao realizar compras ou outras operações financeiras online.

Não seja a próxima vítima. Leia abaixo algumas dicas que vão te ajudar a ter mais segurança ao realizar transações financeiras pela internet.

1- SIGA AS INSTRUÇÕES DE SEU BANCO

Normalmente os bancos que tem seus serviços disponibilizados na internet dão orientações de segurança periodicamente a seus usuários. Não as despreze! Elas podem evitar muita dor de cabeça para você futuramente!

2 - CUIDADO COM SUAS SENHAS

- Não utilize datas de aniversário, casamento, placas de seu carros, nomes de pessoas. Estas senhas são muito fáceis de ser descobertas!

- Crie senhas fortes. Utilize uma mistura de textos e números e até mesmo símbolos especiais. Evite senhas com menos de 6 caracteres. Assim as senhas se tornam mais difíceis de serem descobertas.

-  Não guarde suas senhas em documentos de Word ou outro programa, se necessitar escrever em papel destrua-o assim que decorar a senha.

- Troque sua senha, até mesmo do internet banking, periodicamente.

3 - SAIA CORRETAMENTE DOS SITES

Ao sair de um site onde realiza operações financeira ou outro qualquer nunca, repito NUNCA, feche simplesmente a página. Sai corretamente utilizando as opções logoff, logout, sair ou outra equivalente!

4 - UTILIZE O SEU COMPUTADOR PESSOAL E SUA REDE PRIVADA DE INTERNET

Nunca realize operações financeiras ou acesse sites em que tenha que informar login e senha em computadores públicos, de terceiros e/ou utilizando uma rede pública. Existem diversas maneiras de capturar e armazenar seus dados, como oc vírus cavalos de tróia.

5 - PROTEJA SEU COMPUTADOR

Imagem: Webmaicon
 - Mantenha seu antivírus atualizado. Para proteger um computador não é necessário apenas ter um antivírus instalado, eles devem ser atualizados periodicamente. Se não foram atualizados não saberão da existência de novos vírus. As atualizações podem ser programadas para serem feitas de forma automática periodicamente. Confira uma relação de bons antivírus gratuitos no blog Super dicas, mas lembrem-se que normalmente os pagos garante melhor proteção (Veja pesquisa que elegeu os melhores antivírus do mercado no PCworld). 

- Mantenha seu sistema operacional atualizado. Não importa se você usa Windows, Linux ou outro, quando uma falha é encontrada em um sistema operacional milhares de pragas podem ser desenvolvidas para explorá-la. Por isso, os desenvolvedores estão constantemente trabalhando para descobrí-las e corrigí-las a fim de evitar esse tipo de problema. A atualização do sistema pode ser programada para ser feita automaticamente.

6 - VERIFIQUE SE O SITE É LEGITIMO E/OU SEGURO

Antes de inserir dados sigilosos, como senhas, dados bancários ou utilizar o seu cartão de crédito em uma pagina da web verifique se o site é seguro ou legitimo.

- Verifique se o site é criptografado. A criptografia é uma medida de segurança que protege seus dados enquanto eles transitam pela internet.  Sites que tem sistemas de criptografia usam https em seus endereços no lugar do simples http e/ou exibem um cadeado fechado ao lado do endereço.


- Verifique se você está no site correto. Existem sites falsos, que imitam o site de um banco ou de uma loja para roubarem seus dados. Ao entrar no site, na primeira vez digite sua senha errada. Se o site for correto ele acusará o erro se for falso, simplismente irá guardar sua senha e não acusará o erro. Normalmente bancos oferecem três tentativas de digitar a senha tornando viável a realização desse teste. 

- Procure informações antes de realizar compras em um site desconhecido. Caso esteja interessado em um produto de um site que você não conhece, realize buscas na internet para verificar a opinião de outras pessoas e a reputação do site. Para isso você pode utilizar os mecanismos de busca e/ou acessar o site: Reclame aqui.

- Certifique-se que o site é seguro. Você pode fazer isso clicando no cadeado e/ou chave de segurança que aparece na área de segurança do site. Ao clicar irá aparecer na tela o certificado de habilitação do site, concedido por um certificador internacional confirmando sua autenticada e o nível de criptografia utilizada.

7 - USE O BOM SENSO

- Desconfie de e-mail que alertam que sua conta será encerrada no banco, que você ganhou um prêmio e etc... e para resolver a situação você deve clicar num link. NÃO CLIQUE! Verifique antes pra onde o link irá te direcionar. Muitas vezes os links apontam para o download de um arquivo executável que vai instalar um vírus em seu computador ou para um site falso que vai capturar seus dados financeiros. Fique atento!

-  Não execute aplicações, nem abra arquivos de origem desconhecida.

- Resita a tentação de sair clicando em links com títulos chamativos mas com URLs suspeitas.

8 - FIQUE ATENTO

- Acompanhe com frequência sua conta corrente e fatura de cartões de crédito se identificar alguma operação que não foi realizada por você contate imediatamente o seu banco.

- Entre em contato com o banco sempre, para se informar sobre emails recebidos em nome do banco ou para se informar sobre operações de segurança que você realizou mais está inseguro.

- Mantenha-se atento aos meios de comunicação (principalmente ao Para saber mais! ;)) , que estão constantemente divulgando informações sobre segurança na internet.


Para saber mais sobre o assunto, acesse a página da Febrabam (Federação Brasileira de bancos) que disponibiliza informações sobre segurança na internet, no uso de cartões de créditos e outros servições financeiros (http://www.febraban.org.br)


Tem alguma outra dica? Já aconteceu alguma situação de fraude com você? como solucionou? Conte-nos... Sua opinião é muito importante!



Nenhum comentário:

Postar um comentário